Se não é, seja nosso novo seguidor

Cadastre-se você também, ja somos 46 brothers no Clube Vip *****

30 de setembro de 2014

ASFALTO JÁ CHEGOU ÀS RUAS DO JARDIM PÉROLA II


No final da tarde de hoje (30), o prefeito Hildo do Candango vistoriou mais uma obra que acontece na cidade. A escolhida foi a do Jardim Pérola II. O prefeito afirmou que quer acompanhar de perto todas as obras para ver o andamento de cada uma delas.

O Jardim Pérola é um dos bairros que recebem obras de infraestrutura. Hoje as ruas receberam impermeabilização asfáltica. Em breve os setores vizinhos também serão contemplados, como é o caso do Jardim Pérola I, Cidade Jardim, Setor 01 e Mansões Village.

Hildo disse que essa é uma obra que foi conquistada com muito esforço, seu e de toda sua equipe que trabalha com responsabilidade para fazer de Águas Lindas uma cidade melhor para todos.

Moradora da cidade há 25 anos, Fabiana Liz, disse que essa é a realização de um sonho de toda comunidade. “Passaram três mandatos, somente o interesse e a disposição do prefeito Hildo fez o asfalto ser uma realidade para todos nós. Eu nasci e cresci aqui nessa rua, e há tanto tempo a gente sofre com a poeira e a lama. Graças a Deus e ao prefeito, vamos ter asfalto”, agradeceu a moradora.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira, 30 de setembro, 2014




PREFEITO HILDO DO CANDANGO VISTORIA OBRAS NO SETOR 07


Cumprindo o calendário de vistoria de obras, o prefeito Hildo do Candango foi ao Setor 07, onde verificou que as obras estão avançando por todo bairro. Segundo o prefeito essa é uma das inúmeras obras que estão sendo executadas no município.

Hildo conversou com os moradores que agradeceram pelos investimentos da região. O bairro será beneficiado com obras de rede coletora de esgoto, galerias de águas pluviais, asfalto, meios-fios, bocas de lobo e ligações domiciliares.

Além daquele setor outros canteiros de obras de grande importância para a população das regiões do Camargo e Queda do Descoberto recebem benefícios. São obras de saneamento complementar do Complexo Santa Lúcia, formado pelos Setores 04 e 05, Jardim Querência, Queda do Descoberto e Mansões Camargo.

Mais obras

Todas estas obras, somadas ao dos setores Jardim Pérola I e II, Cidade Jardim, Mansões Village e do Camping Club que está em fase final de avaliação por parte do Ministério das Cidades, será o maior programa de infraestrutura da história do município.

Na região Morada da Serra formada pelos bairros: Jardim América II, III, IV, V e VI e Parque das Águas Bonitas I. Galeria de águas pluviais, asfalto em toda a região que está sendo executada pelo Consórcio Artec e empresa GAE Construção e Comércio LTDA.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira 30 de setembro, 2014
  



26 de setembro de 2014

COM IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA, ELEITORES PODEM DEMORAR MAIS TEMPO PARA VOTAR


Pelo menos 15% dos eleitores devem demorar mais tempo para escolher seus candidatos nas urnas este ano. Nas eleições que ocorrerão em dez dias, mais de 21 milhões de brasileiros usarão a biometria para se identificar.

No Distrito Federal (DF), onde todos os eleitores serão identificados pelas digitais, a expectativa é que a votação seja concluída por volta das 19h, duas horas depois do horário oficial de fechamento dos portões das seções.

O assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcello Soutto Mayor, explicou que algumas medidas foram tomadas para minimizar os atrasos, como um número maior de seções. “As seções não estão abarrotadas. Elas têm limite de 400 eleitores para que não haja sobrecarga, e contamos com a abstenção, que sempre tem um percentual que gira em torno de 10% a 15%”, explicou.

Segundo ele, as estratégias apenas minimizam a perda de ritmo do processo. “Claro que não será a mesma coisa. Lógico que, quando se coloca mais um procedimento, fica mais demorado. Isso é esperado por todos nós”, admitiu.

O risco de atrasos também motivou a proibição da entrega de justificativas de votos nas seções eleitorais do DF como ocorria em anos anteriores. “As seções de votação serão somente para votação”, explicou o assessor. Em 2010, pouco mais de 100 mil eleitores justificaram o voto no DF. Este ano, as justificativas serão entregues em postos criados exclusivamente para isso. “Com essa medida, a gente pretende compensar, de certa forma, um possível atraso na votação”, completou.

A experiência de 2010, quando ocorreu o último pleito majoritário para escolha de presidente, governadores, senadores e deputados, mostrou que, pelo novo sistema, cada pessoa gasta, em média, 20 segundos a mais do que os que usam a identificação manual.

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimam que, com as melhorias e os testes feitos desde 2008, cada eleitor deve gastar, este ano, cerca de um minuto e 14 segundos para votar, cinco segundos a mais do que o registrado na última eleição majoritária. O tempo é uma média que considera tanto o sistema convencional como a identificação biométrica e é calculado do momento em que o eleitor se identifica perante o mesário e se dirige à urna até o instante em que confirma o último dos cinco votos - para presidente da República.

Considerando o total de 142 milhões de pessoas que devem votar, a soma desse tempo excedente pode interferir em alguns processos no dia do pleito. Apenas pelo sistema biométrico são 13 milhões de pessoas a mais do que em 2010. Ainda assim, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, garante que as votações serão encerradas, normalmente, às 17h, como nos anos anteriores, respeitados os fusos horários.

De A Tribuna On-line
Sexta-feira, 26 de setembro, 2014.



22 de setembro de 2014

PREFEITO VISTORIA O INÍCIO DAS OBRAS NO COMPLEXO CAMARGO



O prefeito afirmou que os recursos investidos na região passam dos R$ 54 milhões. “A chegada do asfalto e de toda infraestrutura vão proporcionar além de mais segurança e saúde para a comunidade, vão aumentar o crescimento econômico da região com amplo desenvolvimento comercial”, garantiu Hildo.

Segundo o engenheiro da GAE, Rodolfo Antunes a região também vai receber obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário com a construção da rede coletora, interceptadores, emissários, estações elevatórias, linhas de recalque e pavimentação asfáltica para complementar o saneamento integrado.

Todas estas obras, somadas às dos setores Jardim Pérola I e II, Cidade Jardim e Mansões Village e do Camping Club que está em fase final de avaliação por parte do Ministério das Cidades, juntas serão o maior programa de infraestrutura da história do município.

Saiba mais

Hoje o município de Águas Lindas conta com três canteiros de obras de grande importância para a população das regiões do Camargo e Queda do Descoberto que recebem obras de saneamento complementar do Complexo Santa Lúcia, formado pelos Setor 04, Setor 05, Jardim Querência, Queda do Descoberto e Mansões Camargo. 

Os bairros vão receber: rede coletora de esgoto, galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, meios-fios bocas de lobo, ligações domiciliares.

Já na Região Morada da Serra formada pelos bairros: Jardim América II, III, IV, V e VI e Parque das Águas Bonitas I, será construído galeria de águas pluviais, pavimentação asfáltica em toda a região e será executada pelo Consórcio Artec e GAE.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Fotos: ASCOM

Segunda-feira, 22 de setembro, 2014



20 de setembro de 2014

MENTIR OU MORRER: A GUERRA DA PROPAGANDA ELEITORAL


O espetáculo dos próximos dias não vai ser nada edificante. O tom já subiu na internet, e o barraco vai para os jornais e a televisão. Na hora do vale tudo, o bom senso e a ética ficam em suspenso, como primeiras vítimas da batalha eleitoral.

O reinado dos marqueteiros trouxe do mundo do business as técnicas de persuasão que buscam eficiência a qualquer custo, mesmo forçando a barra. Na batalha eleitoral, especialmente, não há conselho de auto-regulação, como o Conar, que possa pôr limites.
Com o crescimento de Marina nas pesquisas, ameaçando a reeleição de Dilma, a ex-ministra virou o alvo preferencial. Agora é a aliada dos banqueiros, dos homofóbicos, vai acabar com o pré-sal, tirar o bolsa-família e a comida do prato das crianças. O joga pedra na Marina aparentemente está dando certo, pois sua vantagem caiu.

Denegrir o concorrente é crime, mas só nos negócios: publicar, inclusive pela internet, falsa afirmação, ou divulgar falsa informação, em detrimento de concorrente, com o fim de obter vantagem é punido com prisão. Empregar qualquer meio fraudulento, para desviar a clientela de outrem é outra figura de crime de concorrência desleal, e os casos são frequentes na justiça (Lei 9279/96, art. 195).

As regras da eleição são mais tênues, como estamos vendo todos os dias. O princípio é a liberdade de conteúdo e de expressão do pensamento, sendo punidas apenas a calúnia, difamação e injúria. É proibida também a divulgação de fato inverídico (só fato mesmo, não opinião ou interpretação) capaz de influenciar o eleitorado. A ação da justiça eleitoral é limitada, e o eleitor fica um pouco aturdido.

As técnicas que estamos vendo nessa campanha já foram descritas, desde os anos 50, por Jean-Marie Domenach[1], intelectual francês que estudou a estratégia do nazismo e do fascismo: simplificar, usar fórmulas, definir um inimigo, concentrar nele os ataques, destruir suas teses, desconsiderá-lo, desmenti-lo, ridicularizá-lo.

Esconder os próprios pontos de fragilidade e atacar os do adversário, amplificando e distorcendo; lançar ameaças veladas; fazer promessas, adaptar o tom a cada público, buscar o sentimento predominante (mesmo despropositado); criar ilusão de maioria, mostrar poder. Parecem regras simples, e realmente são. Tão simples como difíceis de combater.

Há quem veja como superadas, no mundo virtual, as análises clássicas, que seriam mais apropriadas aos comícios e ao rádio. A interatividade, com certeza, aumenta o pingue-pongue e permite respostas imediatas, mas o bombardeio no horário eleitoral continua fazendo vítimas. A vantagem dos mais velhos é justamente a de poder fazer essas conexões com o passado, e tentar descobrir no panorama contemporâneo o que está longe de ser novidade.

Na atual sociedade hiper-pseudo-interativa, a propaganda procura opor sem nuanças o bem e o mal, construindo um discurso verossímil que reduz muito as possibilidade de crítica ou contestação. Desloca e perverte, assim, a razão cidadã, como denunciado em importante e recente simpósio que virou livro e pode ser acessado na rede.

Estamos na reta final. Ninguém gosta de entregar a rapadura. Ninguém gosta de morrer na praia. No final, só sobrará um vencedor, ou vencedora. No meio do tiroteio cerrado, está o eleitor que, depois de tantas promessas falsas, de tantas decepções, aprendeu a desconfiar. Bem ou mal, é ele quem vai dirigir a cena do duelo final.

Por Eduardo Muylaert

Sábado, 20 de setembro, 2014


TEATRO DE MRIONETES

A aplicação da lei da Ficha Limpa tem demonstrado que os candidatos impugnados mantêm-se na disputa através de familiares, na maioria das vezes as esposas, para exercer o cargo para o qual foram vetados de forma indireta.

É um truque que não encontra antídoto na legislação e que, na prática, burla o espírito do que pretendeu o legislador ao aprovar a restrição a quem já registra uma condenação por colegiado, ou seja, em segunda instância.

O recurso tem sido farto em exemplos, alguns de maior repercussão pela notoriedade dos candidatos, casos de Joaquim Roriz no Distrito Federal, em 2010, quando impôs à esposa, Weslian Roriz, um dos capítulos mais ridículos e constrangedores em campanhas políticas.
Até hoje circulam na Internet os vídeos da ex-quase futura primeira dama, alçada à condição de candidata, nos debates locais, nos quais não falava coisa com coisa, não entendia o que lhe era perguntado, pedia para que fossem repetidas as perguntas e quase sempre respondia sobre outro tema – não para tangenciar a questão, mas por não saber mesmo do que estava tratando.

Weslian Roriz teve 32% dos votos, o que merece uma pausa para reflexão. Sua força eleitoral provinha do marido, que governou Brasília por quatro vezes – a primeira, por nomeação do então presidente José Sarney, as demais em eleição direta.

Roriz deu origem aos problemas de lotamentos ilegais na Capital, distribuindo terras e promovendo uma migração sem antecedentes na política barsileira, para a formação de currais na periferia de Brasília que lhes são fiéis até hoje.

Nos governos do PT que se seguiram, no rastro da banalização da ocupação periférica, os condomínios irregulares no Plano Piloto formaram uma extensão dos loteamentos à classe média, institucionalizando a politização da gestão territorial, até hoje uma dor de cabeça para o Estado e para os beneficiários.

Roriz tentou sem êxito garantir sua candidatura nas instâncias judiciais superiores, a exemplo de seu discípulo, José Roberto Arruda, que renunciou  à candidatura em favor de Jofran Frejat, ex-secretário de Saúde de seu governo anterior, interrompido pela cassação que deu causa à atual impugnação.
Flavia Arruda

Mas Arruda garantiu o lugar de vice na chapa à sua mulher, Flávia, cuja biografia política se resume ao de companheira solidária no calvário que se seguiu à deposição do marido. O mais incrível é que, mesmo diante da ostensiva manobra, anunciou que seu gesto deve ser interpretado como o fim de sua carreira pública.

Dois outros candidatos foram pelo mesmo caminho. Neudo Campos (PP), ex-governador de Roraima, renunciou em favor de sua mulher, sem esconder que pretende governar através dela. Foi explícito: “Serei sua sombra no governo”, disse com a desfaçatez dos cínicos. Campos foi condenado em dois processos distintos, em duas instâncias.

José Riva (PSD), candidato em Mato Grosso, tentou até o limite manter a candidatura, mas vencido no Tribunal Superior Eleitoral, colocou a mulher, Janete, em seu lugar e fará a campanha com ela. Riva é um recordista: condenado por improbidade administrativa quatro vezes , em segunda instância, chegou a ser preso durante a Operação Ararath por suposto envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro por meio de factorings.

Passou três dias no Complexo da Papuda, em Brasília, e depois foi solto.

Aparentemente, a garantia constitucional dos direitos individuais desautoriza ideias de extensão do veto a parentes, para impedir que, na prática, o condenado governe. Afinal condenações não são extensivas a familiares que não tenham participado daquilo que lhes deu causa.

Mas é preciso encontrar uma fórmula que, preservando o direito constitucional, evite a burla da legislação. Talvez um veto parcial, que impeça a substituição do titular da chapa, impedido judicialmente de concorrer, por parente até o terceiro grau naquele pleito para o qual a Ficha Limpa gerou seus efeitos.

Em um país em que a política se caracteriza pelas oligarquias familiares, o método  de substituição do candidato punido representa, na prática, a revogação da Ficha Limpa.
Os governos eleitos por esse método instalam no país a política de marionetes – como no criativo teatro de cordéis em que os personagens são bonecos manipulados por trás das cortinas. (Estadão)


Sábado, 20 de setembro, 2014.

19 de setembro de 2014

ÁGUAS LINDAS RECEBE NOVAS VIATURAS DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL


Aconteceu na manhã de quinta-feira (18/9) a solenidade de entrega de novas viaturas para as corporações das Polícias Militar e Civil que atuam no município de Águas Lindas de Goiás.

O prefeito Hildo do Candango falou da importância da chegada desses novos equipamentos para Águas Lindas. “Para nós este é um momento muito especial, nós percebemos que os índices de criminalidade de nossa cidade têm caído muito, e tem caído por causa desta força tarefa que sido desempenhado por esta força conjunta das Policias Militares, Policia Civil. E também com o apoio da prefeitura de Águas Lindas, quando a gente olha para aquelas viaturas da Patrulha Escolar fruto de um convênio que o município mesmo com toda dificuldade financeira tem mantido, para subsidiar parte das horas dos Policiais que trabalham nestas viaturas para atender a nossa comunidade escolar”.



Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Sexta-feira,19 de setembro,2014.


16 de setembro de 2014

PREFEITO E PRIMEIRA-DAMA PARTICIPAM DA ABERTURA DO 2ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE ÁGUAS LINDAS


Aconteceu na manhã da segunda-feira (15/9) no pátio da prefeitura de Águas Lindas de Goiás a solenidade de abertura da 2ª edição dos jogos escolares de Águas Lindas de Goiás com a presença do prefeito Hildo do Candango, da primeira-dama Aleandra de Sousa e de secretários do município.

O evento também contou com a presença de vereadores, e de centenas de alunos representando as 45 escolas municipais, estaduais e particulares do município, e das atletas da seleção brasileira juvenil de futsal Victória Albuquerque e Ellen nogueira.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro as atletas convidadas conduziram a chama que acendeu a pira marcando o início dos jogos e permanecerá assim até o final do evento.
O prefeito Hildo do Candango recepcionou os participantes do evento e destacou a importância dos jogos para a formação das crianças e adolescentes. “Precisamos envolver a nossa comunidade com o esporte. Sabemos da luta e das dificuldades para a prática em nossa cidade”.

O prefeito anunciou a conquista de recursos para implantar no município o Centro Integrado para iniciação esportiva, um local que irá atender a iniciação esportiva em 19 modalidades. O complexo terá quadra, campo, piscina olímpica para iniciação de jovens em diversas modalidades.

“É aonde eu percebo que esta ação integra os jogos escolares. E onde ao saber que participa destes jogos tantos jovens da rede municipal estadual e particular de nossa cidade trarão um efeito positivo em toda Águas Lindas”, concluiu o prefeito.

A primeira-dama e secretária de Ação Social Aleandra Henrique parabenizou a toda equipe envolvida nestes jogos e incentivando os participantes. “Estou muito feliz em ver todos vocês participando desta ação. Vocês já são vitoriosos, e parabéns a todos pelo empenho e dedicação”, disse Aleandra.

A Secretaria Municipal de Educação sentiu a necessidade de limitar a participação em virtude da procura, cada equipe tem a composição máxima de 20 representantes divididos em modalidades como xadrez, judô, tênis de mesa e muito outros esportes.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira, 16 de setembro, 2014



VAPT VUPT VOLTA A ATENDER NO JARDIM BRASÍLIA


           
O prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, acompanhado pela primeira-dama Aleandra de Sousa, o superintendente do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Vapt Vupt) Bruno Perillo, a procuradora do município Juliana Arantes, além de vereadores e secretários municipais participaram da inauguração das novas instalações do Vapt Vupt, agora localizado na Avenida JK, na quadra 30, lote 26 no Jardim Brasília.

Por algum tempo o órgão funcionou nas dependências do Águas Lindas Shopping, porém a pedido da comunidade o prefeito retornou com as instalações para o Centro Comercial do Jardim Brasília.

Hildo destacou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. “O nosso governador Marconi não mede esforço para proporcionar serviços de boa qualidade aos cidadãos aguaslindenses. Quando falamos com o governador sobre a mudança do endereço, ele concordou e frisou que a vontade do povo tem prioridade. Por isso, nós decidimos mudar o local”, frisou.

O superintendente Bruno Perillo elogiou o esforço de sua equipe de trabalho e enalteceu atitude do prefeito de Águas Lindas. “Hildo está sempre disposto a oferecer o que há de melhor para a satisfação de sua comunidade”, parabenizou.

A coordenadora do Vapt Vupt de Águas Lindas, Ana Carla, recebeu das mãos de Bruno Perillo um troféu em comemoração ao recorde de produtividade alcançado pela unidade, já que o município ficou em primeiro lugar entre as 60 unidades espalhadas por todo estado de Goiás.

O Vapt Vupt de Águas Lindas foi criado pelo governo de Goiás, com apoio da prefeitura local, com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos. Os servidores do órgão público participaram da solenidade do local e vibraram muito com o anúncio do prêmio produtividade.

Saiba mais

O Vapt Vupt oferece serviços resultantes da participação de diversos órgãos, oriundos das esferas: federal, estadual e municipal e de empresas privadas prestadoras de serviços de interesse público que, em regime de condomínio, atuam de forma descentralizada, utilizando recursos técnicos altamente desenvolvidos, com ênfase para a informatização.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira, 16 de setembro, 2014.




PREFEITURA DE ÁGUAS LINDAS INAUGURA POSTO DE SAÚDE NO JARDIM BARRAGEM V


Foi entregue na última sexta-feira (12), pelo prefeito Hildo do Candango a mais nova unidade de Estratégia da Família do Jardim Barragem V. O posto conta com uma equipe completa que disponibilizará para a comunidade serviços de Atenção Básica de Saúde.


A unidade faz parte do plano de expansão dos serviços de atendimento à saúde no município conduzida pela pasta, ofertado à população de Águas Lindas de Goiás. Também foi dada posse a equipe de ACS que compõe a equipe da unidade.

O prefeito destacou o volume de obras que está sendo executadas no município todas com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população. “Trabalhamos muito para trazer obras para cidade, já conquistamos duas Unidades Básicas de Saúde uma localizada no Setor 06 e outra no Jardim Barragem II e uma Unidade de Pronto Atendimento instalada no setor Mansões Odisséia, além da reforma no Hospital Bom Jesus, onde as obras já estão bem avançadas. Todos esses empreendimentos vão ser disponibilizados a população até o final deste ano. E com as benção de Deus, no próximo mês será dado início a licitação das obras do nosso Hospital Regional pelo Estado, uma grande conquista desta gestão para o povo de Águas Lindas”, disse o prefeito.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM
Terça-feira, 16 de setembro, 2014

             


BASE DO SAMU NA MORADA DA SERRA RECEBE REPAROS

A secretaria Municipal de Saúde em parceria com o 16° Batalhão de Logística do Exército Brasileiro está realizando a reforma e pequenas modificações na base descentralizada do SAMU localizada na Morada da Serra. Em contrapartida o SAMU Águas Lindas ministra curso de salvamento de vitimas aos soldados do Batalhão.

O Samu Águas Lindas é vinculado a Regional do Entorno Sul, sediado no município de Luziânia e regula em 07 municípios, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaiso e Águas Lindas de Goiás.

O coordenador do Samu Águas Lindas, Erinaldo de Castro, informou que a equipe está recebendo capacitação e requalificação com apoio da Secretaria Municipal de Educação e de Saúde e tem como objetivo aprimorar os procedimentos de atendimento a população.

O prefeito Hildo do Candango tem dado uma atenção especial e já determinou a aquisição de novos uniformes e materiais imprescindíveis para o bom funcionamento deste importante departamento da saúde de Águas Lindas. è muito importante que tenhamos um serviço de atendimento bem equipado, pois se trata de salvar vidas”, disse o prefeito.

O SAMU Águas Lindas conta hoje com três viaturas de suporte básico, e até o final do mês de outubro receberá mais duas motolâncias, os servidores passarão por capacitação na capital Goiânia entre os dias 29 de setembro até o dia 03 de outubro. O processo de concessão destes dois veículos já está em andamento.

Outra grande novidade é que a base do SAMU instalada no setor 08 nas proximidades do Supermercado Tatico mudará para uma estrutura cedida pela diretoria do Águas Lindas Shopping sem custo a administração local. O local receberá uma pequena reforma para adequação. Segundo o coordenador do SAMU o local é estratégico, pois tem uma visão privilegiada da BR 070, ponto com alto índice de acidentes com traumas, “O tempo de chegada até o local de atendimento pode influir significativamente no salvamento das vítimas”, pontuou Erinaldo.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Terça-feira, 16 de setembro, 2014.


A PERGUNTA DO ANO CONTINUA SEM RESPOSTA. OUTRAS, TAMBÉM

Enquanto os jornais europeus e americanos informam qual candidato apoiam, nenhum jornal, jornalzinho ou jornalão brasileiro declarou seu voto para que o leitor pudesse verificar se o veículo manipulou o noticiário em detrimento dos demais concorrentes

“Por que a mídia não assume?” A questão levantada pela ouvidora/ombudsman da Folha de S.Paulo Vera Magalhães Martins (em 31/8) continua no ar, intocada, irrespondida. Tudo indica que assim permanecerá.

Faltam poucos dias para conhecermos os resultados do primeiro turno das eleições presidenciais e nenhum jornal, jornalzinho ou jornalão – inclusive aquele que a contratou para funcionar como pedrinha no seu sapato – tentou atender ou satisfazer a cobrança, seja na forma de reflexão ou avançando opções.

A convenção adotada pelos grandes jornais americanos e europeus prevê que a solene “declaração de voto”, registrada na página de opinião, seja publicada com alguma antecedência de modo a dar tempo aos leitores para verificar se não resultou em manipulação do noticiário em detrimento dos demais candidatos/candidatas.

Esgota-se a antecedência, parece que não será desta vez que a nossa imprensa conseguirá oferecer algum avanço em matéria de transparência e responsabilidade. Constata-se justamente o contrário: as agressões e ofensas que se imaginava confinadas no âmbito da tuitelândia e dos maus bofes das redes sociais migraram para o bojo da “grande imprensa” – que tenta se legitimar buscando, debalde, se assemelhar às ágoras gregas, porém cada vez mais dominada por botinadas, valentices, calúnias e xingamentos.

Alberto Dines


Terça-feira, 16 de setembro, 2014

14 de setembro de 2014

PREFEITO HILDO DE ÁGUAS LINDAS DÁ INÍCIO A GRANDES OBRAS


Em solenidade realizada no gabinete da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás(12/9), o prefeito Hildo do Candango assinou a autorização para o início imediato de três grandes empreendimentos de infraestrutura em diferentes regiões da cidade.

Veja o vídeo com a mensagem do prefeito:



Domingo,14 de setembro,2014.

13 de setembro de 2014

JUÍZA ELEITORAL FALA DO PROCESSO ELEITORAL EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

A poucos dias da eleição para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual, a Juíza Eleitoral da Comarca de Águas Lindas Claudia Andrade Freitas informou que cerca de 1100 profissionais estarão envolvidos no dia da votação, entre estes, mais de 200 policiais militares, 840 Mesários e Serventuários da Justiça. E ainda: Auxiliares de serviços eleitorais, Técnicos de urnas eletrônicas, Administradores de locais de votação, Auxiliares de Transporte, Policia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Plantão CELG, Plantão SANEAGO, Plantão Telefonia Oi, Plantão SMT e Ministério Público Eleitoral.

A magistrada comentou sobre urnas eletrônicas e os trabalhos nas seções eleitorais que deverão receber um total de 77. 620 eleitores no dia 05 de outubro.

Segundo ela, Há todo um planejamento estratégico desde o fechamento do cadastro de eleitores com a preparação de mesários, locais de votação, urnas eletrônicas, sistemas eleitorais e simulados de transmissão de eleição. Também estão envolvidos outras instituições como o Ministério Público Eleitoral, Polícia Militar e Polícia Civil. Inclusive, em reunião realizada entre estes órgãos públicos foram traçadas estratégias a fim de garantir toda lisura e o bom andamento dos trabalhos eleitorais no Município.

Mensagem

‘No que compete à Justiça Eleitoral a festa da Democracia ocorrerá com toda lisura, transparência e organização. Cabe ao eleitor exercitar o VOTO CONSCIENTE. O voto é um direito de escolha. Vote de acordo com sua opinião. Informe-se sobre as propostas dos candidatos.

Discuta com família, amigos, colegas de trabalho. Procure conhecer as verdadeiras intenções dos candidatos. Cidadão eleitor Não venda seu voto! Vote nas melhores propostas e ideias.

 O voto pode mudar o seu futuro, o de sua família, da sua comunidade e do seu país. É imprescindível que o eleitor saia de casa munido do seu documento de identidade com foto e não deixe para votar em última hora’, pondera Drª Claudia.

(Foto e texto: Alberto Pessoa).

Sábado,13 de setembro,2014.




PREFEITO SANCIONA LEI DE PLANOS DE CARGOS E VENCIMENTOS DE ACS E ACE



O Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo que institui Plano de Cargos e Vencimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Águas Lindas de Goiás foi aprovado por unanimidade na sessão no início deste mês.

O Plenário da Casa ficou lotado de servidores da Saúde que acompanharam de perto a votação do Projeto. Entre as diretrizes do Projeto estão: remuneração dos agentes; definição de metas; critérios de progressão e promoção e adoção de instrumentos de avaliação adequados à natureza das atividades.

Após ser aprovada na Câmara, a Lei voltou para o Executivo e foi sancionada pelo prefeito Hildo do Candango no dia 10 de setembro. Hildo afirmou que salientou que categoria há muitos anos busca o reconhecimento do seu valor para a Saúde Pública Brasileira.

“Com a aprovação deste Projeto estaremos reconhecendo o trabalho desses profissionais que muito vem contribuindo para a população águaslindense principalmente no que se refere à saúde pública, pelo trabalho extraordinário que vem desempenhando junto às comunidades”.

De acordo com o Projeto, os critérios de progressão foram auferidos em conformidade com o disposto na Lei nº 12.994/2014 que alterou a Lei nº 11.350/2006, visando preservar os repasses federais de pagamento salarial disposto no art. 9º e da Lei 11.350/2006 bem como evitar as sanções estabelecidas no art. 3º da Lei 12.994/14 por desvio de função de ACE e ACS.

Aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias aplicam-se além das disposições previstas na presente Lei, as previstas na Lei Municipal nº 385/03, Lei Municipal nº 574/2006 e suas alterações, bem como as Constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica Municipal nas situações que se fizerem necessárias, observado a Supremacia do Interesse Público.


O projeto dispõe ainda em que os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde convocados após a publicação da presente Lei, iniciarão suas carreiras com o piso salarial profissional inicial de R$ 1.014,00 (hum mil e quatorze reais), na classe I referência A. Quanto à remuneração serão levados em consideração as Classes I, II, III, IV.

Pela equiparação salarial estabelecida pelo todos os ACE e ACS que já se encontram em efetivo exercício de suas funções no quadro de servidores do Município, manterão seus salários no valor de R$ 1.212,36 (hum mil, duzentos e doze reais e trinta e seis centavos) inclusive com reajustes legais.

O monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde serão realizados pelo e-SUS/SISAB- Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica ou Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - SIPACS, ou ainda, por outro sistema implantado no Município com possibilidade de alimentar a base de dados de um dos dois Sistemas do Ministério da Saúde (e-SUS/SIPACS).

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM Sexta-feira,12 de setembro, 2014


Secretaria de Educação realiza audiência pública para debater Planos de ensino


O auditório da Secretaria Municipal de educação sediou na quinta-feira (11/9) a 1ª Audiência Pública do Município de Águas Lindas de Goiás. A audiência teve como principal objetivo debater as ações e metas do Plano Municipal de Educação- PME, do Plano Estadual de Educação – PEE e do Plano Nacional da Educação - PNE.

A agenda repleta de apresentações, debates e dinâmicas foi bastante proveitosa como informou o secretário municipal de Educação Professor Silvério Correa, Esta é a oportunidade onde todos os profissionais envolvidos com o processo educacional podem dar sugestões para melhorar a qualidade de ensino ofertada”, pontuou Silvério.

O município de Águas Lindas de Goiás é jurisdicionado a quadragésima subsecretaria regional do Estado de Goiás sediada neste município. A Comissão composta por membros da educação, tendo o professor Alberto Damião e Professora Givanete Santana representando o Município e professor Francisco Cardoso e Professora Lucy Maia atual presidente desta comissão ambos representando o Estado de Goiás.

Ao final desta jornada de debates dos 07 eixos apresentados pelo PNE é formulada uma síntese e as propostas apresentadas serão discutidas a nível Estadual numa segunda etapa.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Sexta-feira,12 de setembro, 2141
           



PREFEITO VISITA OBRAS DE GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS NO JARDIM PÉROLA


O prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango visitou o canteiro de obras do Jardim Pérola, onde está sendo realizada a construção de galerias de águas pluviais.

Segundo o prefeito, Hildo do Candango a empresa contratada pela Agetop vai trabalhar nos Jardins Pérola I e II, Cidade Jardim e Mansões Village. “Com a construção das galerias, vamos solucionar um problema antigo que acontecia na época da chuva, onde as casas eram inundadas”.

Hildo destacou a importância destas obras para a região. No local serão construídos mais de sete mil metros lineares de galerias, que vai acabar de vez com os transtornos causados pela chuva.

Dentro desta programação de obras o prefeito informou que as principais vias de maior fluxo vão receber uma pavimentação asfáltica reforçada para aumentar a sua durabilidade. “Estamos trabalhando para entregar para a comunidade obras de qualidade”.

O secretário de Obras, Vicente Manoel disse que as galerias que estão sendo construídas vão desembocar diretamente na lagoa de contenção, e solucionar de vez aquele problema crônico que atinge os moradores do setor Mansões Centro-Oeste ali nas proximidades da antiga Rodoviária onde se forma uma grande lagoa impedindo o fluxo de veículos e pedestres.

Com este canteiro de obras somado ao outros empreendimentos que se iniciam a atual gestão executa hoje o maior programa de saneamento básico integrado e infraestrutura do Estado de Goiás, maior inclusive que a capital Goiana.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Sexta-feira,12 de setembro, 2014